Você já fez o pré-natal odontológico?

Por Daiana Hahn

     
 Isso mesmo! Engana-se quem pensa que a boca é uma caixinha separada do corpo, a saúde bucal interfere na saúde de todo organismo, e porque não na saúde do bebê que está se formando na barriga da mamãe?
   É através dela que comemos, bebemos, beijamos, falamos e amamos!
       A gestação provoca alterações hormonais e isso influencia muito na saúde bucal, as gengivas se tornam mais sensíveis ao mínimo acúmulo de placa e assim temos respostas inflamatórias e sangramento gengival, uma porta aberta da corrente sanguínea da mamãe!
          Um aumento nas percepções de cheiros e sabores também dificultam a escovação, além de episódios de vômitos com frequência favorecendo a acidez bucal e provocando erosões dentais e até mesmo a cárie.
        Devemos ter em mente que não é a gravidez que provoca a cárie e perda de minerais dos dentes da mamãe, mas sim as alterações de dieta, à limpeza inadequada dos dentes, alterações do PH da saliva, alterações hormonais e mudanças de hábitos.
            O acúmulo de placa (que são focos de bactérias) e tártaro favorece a instalação de doença periodontal (doença na estrutura de sustentação dos dentes). Assim pode liberar na corrente sanguínea toxinas, que percorrendo todo organismo, podem alcançar a placenta e estimular a produção de prostaglandinas e citocinas, substâncias que induzem às contrações uterinas, podendo resultar em parto prematuro.
          Saúde bucal da mamãe resultará em saúde bucal do bebê, pois do mesmo modo que a mãe transfere defesas imunológicas e nutrientes na amamentação para o bebê também transmitirá as bactérias bucais.
           Então as futuras mamães devem redobrar os cuidados de higiene bucal e realizar controles odontológicos periódicos durante a gravidez, para eliminar todos os fatores prejudiciais e não sofrer com as mudanças. Nessas consultas devemos incluir limpeza dental e aplicação de flúor para prevenir cárie e alterações periodontais.  Assim poderá aproveitar mais cada momento da gestação e curtir o desenvolvimento do bebê.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s