PRESENTES OU AMIGOS? [Papo de Mãe]

por Adriana Garcia

        Sofia estava toda empolgada com sua festa de aniversário e como toda criança mais empolgada ainda com os presentes que iria ganhar! Perguntei a ela sobre a lista dos amigos que ela queria convidar, ela rapidamente falou que queria o máximo de amigos porque assim ela iria ganhar muitos presentes. Para ela os presentes eram muito mais importantes que os amigos. Por mais que este seja um pensamento normal para uma criança, eu não queria que ela tivesse este valor distorcido. E acredito que as crianças são muito espertinhas, e entendem muitas coisas, não podemos subestimá-las. Então de uma forma leve e tranqüila não queria deixar passar esta oportunidade de poder fazer com que ela refletisse um pouco sobre os presentes e os amigos.
        E fazendo a tal listinha dos convidados, aproveitei, dei uma parada e disse: “Filha imagine duas festinhas de aniversário para você: uma destas festinhas, você esta muito feliz pelo seu do aniversário, e ao chegar à festa você encontra muitos presentes, quando você vai ao pula-pula e na piscina de bolinhas, você encontra mais e mais presentes! E na hora de cantar os parabéns, ninguém cantou porque não havia amiguinhos na festa! Mas não importa não é mesmo filha, pois você ganhou muitos presentes!
        Agora imagine a outra festinha: você chega à sua festa e encontra muitos amigos, quando você vai ao pula-pula e na piscina de bolinhas, você encontra mais e mais amigos! E na hora de cantar os parabéns esta lá toda a turma para cantar os parabéns e abraçar você. E durante toda a festa uns a chamam de um lado, outros a chamam de outro, e todos estão muito felizes, porém os amiguinhos não haviam levado presentes.
           Ai nesse ponto ela me interrompeu: “Mas mamãe, os amigos são mais importantes do que os presentes! Os presentes são legais, mas o que eu queria é uma festinha cheia de amiguinhos, os presentes não são mais importantes do que eles”. E como mãe ganhei meu dia! Mais uma sementinha plantada! 
           A prova? Volta e meia tem aniversários no colégio e às vezes eu tenho que sair correndo atrás de presentes e Sofia toda tranqüila: ”Mamãe se não der tempo não tem problema, o importante é que eu vou estar lá na festinha para cantar os parabéns e poder abraçar minha amiga no dia do aniversário dela”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s