A hora certa de largar a chupeta e a mamadeira

por Tatiane Maciel
Essa é uma das perguntas mais freqüentes no meu consultório, muitas mamães se preocupam se já não está passando do tempo de tirar esses dois hábitos da criança e se ao passar do tempo isso vai causar alguma conseqüência. Então vamos por partes, primeiro, qual o tempo limite para a criança chupar bico e tomar na mamadeira?
Alguns especialistas indicam que o tempo limite deveria ser aos três anos, outros já reconhecem que o ideal seria remover esse habito gradualmente até os dois anos. Então se seu filho já fez 2 anos essa é a hora de começar a pensar no assunto, na minha opinião podemos ir diminuindo a freqüência para não chegar aos 3 anos e tirar abruptamente, porém sabemos de casos em que isso pode dar certo. Mas adiante vou escrever algumas dicas para esse processo tão temido por nós papais, nós sim, pois também estou passando por isso na minha casa, mês que vem meu pequeno completa dois anos e esse assunto de bico e mamadeira já anda esquentando minha cabeça, pois meu filho venera demais os dois.
Mas agora vamos falar um pouquinho sobre as conseqüências da chupeta e mamadeira, mesmo sendo com o bico ortodôntico (acredito que todos já saibam que tanto a chupeta como a mamadeira devem ser SEMPRE com bico ortodôntico) as duas podem prejudicar a oclusão dentária, comprometer o desenvolvimento dos maxilares e arcada dentária, além de afetar as funções de respiração, fala, mastigação e deglutição.  Quanto antes os pais exterminarem o hábito da chupeta e mamadeira, menos prejuízos as crianças terão. Pois, nossos filhos podem perder os pontos articulatórios da fala, pois o bico impede o contato da língua com os lábios, os dentes e o palato. Assim, podem trocar fonemas na fala, quando começarem a falar, sem perceber. Além disso, nessa fase em que a criança está adquirindo e aumentando sua comunicação verbal, é bom deixar o caminho livre para ela se expressar, pois a chupeta, quando usada o tempo todo, acaba por se tornar uma rolha, impedindo-a de falar.
Essa fase de retirada da chupeta e mamadeira tem que ser iniciado pelas nossas mentes. Precisamos estar convencidos de que essa é a melhor decisão para nossos filhos e, depois de iniciado, não devemos voltar atrás com os apelos das crianças.
Algumas sugestões seriam: Em primeiro lugar: conversar, conversar e conversar muito com seu filho, tentar explicar que ele já está crescidinho e as conseqüências desses hábitos, nessa hora vale mostrar foto da Mônica (da Turma da Mônica) para eles entenderem do que estamos falando. Ir diminuindo gradativamente a hora e o local e nunca deixar aos olhos da criança, aos poucos tentar dar somente na hora de dormir, o mesmo vale para a mamadeira, se ele toma duas vezes ao dia, primeiro você diminui para uma vez, e depois tenta combinar de ser só no fim de semana, até tirar de vez. Vale trocar por copos super coloridos, com o tema que eles gostam, nessa hora devemos abusar da fantasia. Inventar sobre a fada do dente, fazer trocas definitivas, que tal aproveitar essa época do ano para dar ao Papai Noel em troca de um brinquedo?!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s