Bruxismo Infantil


por Daiana Hahn
Olá! Quero falar de um assunto que está ocorrendo com certa frequência nas crianças, o BRUXISMO INFANTIL, caracterizado por um hábito parafuncional involuntário de apertar e ranger os dentes que pode se manifestar em adultos ou crianças, tanto em vigília quanto durante o sono.
Nota-se um aumento na procura pelo tratamento e está relacionado aos pais estarem mais bem informados e preocupados com o impacto que o bruxismo possa causar nas estruturas orofaciais, permitindo um diagnóstico precoce e diminuição dos impactos (como por exemplo, desgaste dental prematuro, danos tissulares da língua, lábios e bochechas, hipertrofia do músculo massetere alterações na ATM – articulação), nos possibilitando uma abordagem mais específica e um tratamento com maior sucesso.
O bruxismo está atribuído a fatores psicogênicos (relacionados à ansiedade, estresse e desequilíbrios emocionais) e questões locais como a oclusão, alterações crônicas das vias aéreas (como renite, sinusite, asma e o respirador bucal), e até à hábitos parafuncionais como morder objetos e roer unhas.
Estudos recentes focam a terapia nas causas e não apenas nos sintomas, como comumente é feito. Por isso o tratamento deve ser multiprofissional, relacionando o Pediatra, o Médico Otorrinolaringologista, a Odontopediatra, o Fisioterapeuta, o Psicólogo e o Fonoaudiólogo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s