Desfralde, já está na hora?


Chega uma hora em que toda mãe vai se perguntar: está na hora de tirar a fralda do meu filho? É uma etapa que costuma ser muito difícil e cheia de desafios para muitos papais e mamães, enquanto para outros parece ser muito simples. Por quê? Busquei algumas opiniões, e um consenso é que o desfralde deve começar a ocorrer depois que as crianças completam 2 anos. Acredito que não é bem assim.

Aqui em casa foi assim: a Cecília fez 2 anos em agosto, e por ser frio, nem cogitei começar o desfralde, queria esperar esquentar mais um pouco. Comecei a explicar a ela que a mamãe não usava fralda, que fazia xixi no vaso e usava calcinha. Levava ela no banheiro comigo e mostrava. Logo começou a avisar que iria fazer cocô, muitas vezes eu tirava a fralda e ela fazia no vaso.
Chegou novembro que achei que poderíamos começar. Ela já se comunicava bem, sabia diferenciar xixi de cocô, e já sabia quando fazia xixi. Esperei pelo final de semana, e ela antes disso ficou com estomatite. A pediatra recomendou que esperasse curar a estomatite, para começar o desfrlade, ok! No domingo desse final de semana, Cecília chegou pra mim e falou que não queria mais usar fralda, queria calcinha como a mamãe! Levei um susto com a atitude dela, aceitei e tiramos a fralda. Já tinha comprado algumas calcinhas e começamos o desfralde. Conversei com ela, e expliquei que agora sem fralda, teria que chamar a mamãe ou o papai para fazer xixi no banheiro. Levava ela com frequência, muitas vezes não fazia nada. Nesse dia, ela fez 2 xixis completos na calcinha e teve 2 escapes (quando só molha um pouquinho a calcinha!). Na segunda, foi pra escola e só teve alguns escapes! Depois disso em casa brincando quando eu esquecia de perguntar se ela queria fazer xixi, houve ainda umas calcinhas molhadas, mas foram poucas. Não acreditei que seria tão fácil, tão simples! Mas acredito que foi assim por que ela estava pronta, estava na hora dela!


Muitas mães pedem dicas! O que fazer para incentivar os filhos. Aqui em casa não tivemos penico, pois a Cecília queria fazer igual a mamãe! Nem o redutor que comprei ela quis usar. Cada vez que fazia xixi ou cocô no vaso, sem escape, ganhava uma estrelinha! Ela adorou e isso durou 2 semanas. Já completamos 2 meses do desfralde, ainda existem escapes, trato com naturalidade e lembro que quando ela tem vontade, tem que pedir. Sempre que lembro pergunto se ela está com vontade, e assim vamos levando!
A dica das estrelinhas veio de uma amiga Nicole Salvato, mãe de gêmeas!! que além  da dica das estrelinhas, disse que levou as meninas para comprar calcinhas! Escolheram umas bem bonitinhas, de princesa, essas coisas que elas adoram! Ela comprou penicos e disse que levava as meninas a cada meia hora para fazer xixi, além de ficar de olho, pois se fossem pro cantinho, era sinal de alguma coisa. Levou a duplinha junto pra comprar os peniquinhos, mais ou menos um mês antes de começar o desfralde e as incentivava a fazer xixi antes do banho, para se acostumarem. 😉 Já a nossa odontopediatra Daiana Hanh, disse que levou a sua filha para comprar uma bonequinha que vinha com penico, que era igual ao dela. O desfralde virou brincadeira!
Isso que estamos falando só do desfralde DIURNO! O noturno é outra história! O que já houvi falar, é que quando a fralda amanhecer seca por 3 dias, está na hora. Mas há mamães que preferem fazer tudo junto!! Vai de cada uma. Eu e Nicole, preferimos esperar! Outra coisa, as dicas se aplicam mais a mães de meninas né? Não consegui dicas para meninos!! Quem quiser, pode deixar sua dica!


Mas o que eu tirei de conclusão é que tem que ser na hora da criança! Tem umas que vão acontecer antes, outras depois. Como andar, dizem que quando fazem 1 ano, já tem que estar andando. Mas por quê? Cada criança tem seu tempo, e existe uma parte do cérebro que tem que estar desenvolvida(não sei qual é) para que a criança consiga segurar o xixi. Mas se até os 4 anos a criança não conseguiu ainda, procure ajuda. Beijos Patty!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s