Festas Pedagógicas [Dia de Festa]

por Juliana Cardoso e Jaqueline Pontes
“As atividades sensório-motoras têm grande papel no aprendizado de uma criança. Quanto mais oportunidade tem a criança de alimentar o cérebro com estímulos sensórios, mais sua inteligência se desenvolverá” (Maria Montessori).

E por que não aproveitar a festa de aniversário de nossos filhos para criar mais uma forma de aprendizado?
Crianças adoram correr, brincar, se lambuzar, e usar a imaginação. E esses são elementos que podem ser usados em uma festa de aniversário, gerando a oportunidade de aprender, além de comemorar.
Festa de aniversário é um momento social, onde nossos filhos conseguem reunir (quase) todos seus amigos, mas crianças precisam de ambientes que propiciem a diversão. De modo geral, faltam estímulos adequados para as crianças nas festas, e elas acabam brincando sozinhas, correndo umas atrás das outras, gritando enlouquecidamente, ou brigando. Ter, simplesmente, uma cama elástica na festa não é garantia de sucesso.
É muito fácil criar um ambiente preparado para as crianças nas festas. Coloque mesinhas baixas e deixe as crianças se servirem, não se estresse se enfiarem a mão na gelatina, e não tenha medo que se sujem (leve uma muda de roupa extra na bolsa).
Um pouco de tinta e dedos podem criar lindos quadros que podem ser expostos na festa, e quem sabe o convite ser um avental? Assim os pais já saberão o que os espera.

Junte alguns instrumentos musicais e convide todos para formar uma banda, procure por jogos na internet, existem inúmeras possibilidades que podem ser criadas, use o tema da festa como foco das brincadeiras, inclua os pais na diversão. Se o seu filho adora dinossauros faça pinos de boliche com cabeças de dinossauro, ou quem sabe disponibilize papelão, almofadas e tintas e deixe que as crianças montem um castelo para se protegerem dos dragões. Crianças adoram usar a imaginação.
 Se o tema da festa for carros, por que não arrumar alguns bambolês pequenos e deixar com que a imaginação os transforme em volantes onde eles poderão percorrer pistas perigosas? Um cabo de vassoura no chão pode ser uma lombada e no alto vira uma cancela!!!!
Contar histórias também pode fazer parte da festa, e esse momento pode ser mágico, deixe que as crianças sejam os personagens, disponibilize fantasias e permita que atuem, ou quem sabe, que montem a sua própria história.
Oficinas para os maiores, de pizza, cupcakes ou mágicas, onde eles se sintam capazes, e orgulhosos pelo que fizeram.
Desta forma criamos a oportunidade para que nossos filhos se divirtam e aprendam, de forma lúdica, nas festas. Perceba o que o seu filho gosta, e crie com ele atividades para a festa. Na falta de tempo, criatividade, ou “jeito” procure profissionais que possam lhe auxiliar. E deixe a piscina de bolinhas e a cama elástica pro final da festa. 


Juliana Cardoso e Jaqueline Pontes, são festeiras by Corujjices!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s