Filho único [Papo de Mãe]


por Adriana Garcia
Optamos por ter somente uma filha e poder dar o suficiente para uma boa educação, saúde, esporte e lazer. Isso foi há sete anos. Hoje vejo o quanto um segundo e terceiro filho seria muito bem vindo, pois parece mais fácil “criar filhos” do que “criar filho”. Sempre falo para minhas amigas que deveria ter tido outro filho assim que Sofia tivesse completado um ou dois aninhos. Agora as atuais circunstâncias da vida não me permitem ter mais filhos.
Sofia não se imagina com irmãozinhos (as), ela é muito ciumenta e quando conversamos sobre os contras de ser filha única ela não gosta de falar sobre o assunto, diz que se sente muito bem assim porque não precisa dividir os brinquedos, a atenção e amor dos pais, etc. E esse tipo de pensamento me incomoda, não o fato de ela gostar de ser filha única, mas o fato da educação. As vezes acho que não vou dar conta!
Eu e meu esposo viemos de uma família grande, temos cinco irmãos cada um. E vejo como ter irmãos ajudou na minha formação e na formação de meu esposo. Era muito bom aprendermos, dividirmos experiências e cuidarmos uns dos outros. E não havia privilégios ou excessos individuais.
Hoje com uma filha somente, amamos demais, queremos demais e por mais que tentamos seguir o melhor, acabamos cometendo alguns deslizes na educação de Sofia e fico imaginado como talvez fosse muito mais fácil educa-la em meio a irmãos. Então, por mais que as crianças sejam ímpares, elas possuem muita coisa em comum e como solução, leio, pesquiso e converso com outras mamis e isso me ajuda na maioria das vezes a voltar ao foco quando este é desviado de rota!
E você, optou por ter quantos filhos?  Você acha que a quantidade de filhos interfere na qualidade da educação?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s