Comida divertida, criança enganada? [Colunista – Nutricionista]


por Juliano Rodrigues
Olá pessoal!
Percebo na internet um grande movimento em relação à montagem de pratos com carinhas ou desenhos divertidos.

Mas afinal, isso é bom ou ruim? Não coagimos a criança? E, se não é
indicado esconder os alimentos (já que assim a criança é “enganada”), disfarçar em formatos divertidos é legal?

Montar pratos divertidos é um estímulo, um carinho que pode incentivar seu filho a entrar no mundo da alimentação saudável. E não é coação. Afinal, o brócolis que remete a árvore no prato têm cara e gosto de brócolis. A criança pode falar: arvorezinha! E a mãe pode repetir brócolis arvorezinha.

Já não dizia Shakespeare, se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume!

O lúdico, a brincadeira, entra no universo da criança, e pode acessá-la. Montar pratos, servir comida de uma forma diferenciada, como em copos, ou com o auxílio dos cortadores, é válido. Como gostamos de ver a comida bonita na mesa, a criança também gosta. Já serviu o mesmo jantar em uma tigela? E em um copinho?

A ciência está aí pra comentar. Uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade de Cornell, nos EUA e a Universidade Metropolitana de Londres, na Inglaterra, afirma que pratos coloridos, variedade, e uma disposição divertida dos alimentos incentivam as crianças a se alimentar melhor.

Mas não precisamos nem devemos ofertar o prato montado todos os dias. A idéia é aproveitar alguns determinados momentos. Já fazemos isso em aniversários, quando o bolo vem decorado com a foto do personagem. Podemos utilizar essa ferramenta para o estímulo da alimentação saudável.

Existem adultos que lembram com carinho que suas mães montavam os pratos divertidos, e isso os manteve em contato com aquele alimento até hoje. Já ouvi sobre rosto de macarrão, lua de kibe cru. A atenção e o carinho de quem ofertava auxiliou o apreço por aquele determinado alimento saudável.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s