Volta às aulas – O que colocar na lancheira? [Colunista – Nutricionista]


por Juliano Rodrigues
Bom dia pessoal!

Percebo muitas dúvidas em relação ao que colocar na lancheira dos filhotes. Por isso, hoje vou dar algumas sugestões para nortear os pais confusos com esta importante missão!

Primeiramente, dicas. Ouvi a pouco tempo a idéia de uma colega nutricionista, e adorei. Quando a criança é resistente, ou quer dar sua opinião em relação ao que quer levar, o que é muito pertinente, podemos fazer da seguinte forma: coloque diversos lanchinhos saudáveis – vamos dar sugestões de lanches saudáveis a seguir – em uma cesta, ou recipiente bonito. Todos os dias, ou todas as noites para o dia seguinte, peça ao seu filho para escolher o lanche da cesta. Você complementa com o que beber ou com outro alimento, se for adequado e voilà, a lancheira saudável foi montada!
Vamos as sugestões:
Podemos colocar – ou representar com um desenho, se for algo de guardar na
geladeira – na cesta: Frutas secas: damascos, uvas passas, maçã, abacaxi ou banana desidratada; Oleaginosas – para crianças maiores, que mastigem bem: castanhas, nozes, amêndoas, amendoim; Biscoitos integrais: de todos os tipos, hoje existem muitas opções – cuidado com o excesso de sódio, analise o rótulo antes de comprar; Pães integrais para fazermos sanduíches naturais;
Bolos simples, feitos com farinha de aveia (é só trocar em qualquer receita, metade da farinha de trigo por farinha de aveia- fica ótimo!); Polenguinho; Bisnaguinhas ou similares; Frutas diversas; Cereais tipo Granola, Musli ou Sucrilhos rico em fibras – tem algumas marcas com gotas de chocolate que as crianças adoram!-; Barras de cereais e barras de frutas;Torta salgada feita em casa; Milho cozido e debulhado; Pipoca feita em casa.
Conforme a escolha do seu pequeno, inclua um suco de frutas ou um iogurte de beber. É bom sempre considerar a possibilidade de incluir uma fonte de Cálcio, principalmente se seu filho é daqueles que não tomam um bom café da manhã (mas isso não exclui a necessidade do bom café da manhã viu!).

Vamos as possíveis opções de montagens:

– Mix de frutas secas e oleaginosas – em um potinho, coloque damasco, uva
passa, nozes, castanhas.
Iogurte de beber

– Bolo simples de banana
Suco de fruta

– Um pacotinho individual de biscoitos integrais
Maçã
Suco de fruta

-Musli com gotas de chocolate
Iogurte de beber
Morango picado – tudo separadinho, pra criança montar na hora do lanche

-Pão integral com polenguinho
Suco de fruta

-2 bisnaguinhas com queijo branco
Suco de fruta
Uvas

Variar sempre o lanche garante que seu filho consuma todos os nutrientes
necessários para um bom desenvolvimento escolar e de crescimento!
Beijos e um ótimo apetite!

Juliano Rodrigues
Nutricionista CRN 2703
ALIMENTARE Consultoria
48| 8446.3626
48| 8433.6339
www.alimentareconsultoria.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s