Com que idade nascem os dentinhos?? [Colunista – Odontopediatra]

        
por Daiana Hahn

Os primeiros dentinhos surgem por volta dos 6 meses de idade, mas isso não é padrão para todas as crianças. Minha filha, por exemplo, teve o primeiro dente com 11 meses de idade (estava até ficando preocupada achando que ela não iria ter dentes!! Coisas de mãe!) e também já acompanhei pacientes com 1 ano e 3 meses de idade desdentados! Resumindo, cada criança tem seu momento, uns antes outros depois. O importante é estar higienizando a gengiva e a língua, proporcionando um ambiente bucal saudável e limpinho para a erupção dos dentes.
        A sequência de erupção (nascimento) da dentição decídua (de leite) que geralmente se segue é:
— primeiro os incisivos inferiores (que são os dentinhos do meio embaixo), depois os incisivos superiores, após os primeiros molares (que são os dentes grandes lá de trás) também na sequência de inferiores e depois superiores; logo vem os caninos (que são as “presas”) e por último os segundos molares que são os dentinhos bem lá do fundo. Assim está estabelecida a dentição decídua!
        Essa fase pode vir acompanhada de coceiras na região, salivação excessiva, um estado febril (que surge e desaparece sem motivo aparente) e até mesmo uma disenteria leve (pelo fato da criança levar mais vezes a mão à boca para coçar, levando assim junto algumas bactérias!).
        Para ajudar a aliviar essa situação indico realizar massagens com a escova dental no local e oferecer mordedores próprios para a idade.
        DICA: deixe o mordedor na geladeira por alguns minutos e ofereça-o geladinho para a criança brincar. O gelado é um anti-inflamatório natural e ajuda aliviar a coceira!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s