Troca dental [Colunista – Odontopediatra]

Por Daiana Hahn

Olá!!
No post anterior falei sobre como e quando erupcionam (nascem) os dentes de leite, agora quero falar de uma fase bem importante: a troca dental!!!
Ela ocorre em duas etapas:
A primeira acontece entre o período de 5 a 8 anos de idade, quando temos a troca dos dentes incisivos (da frente) superiores e inferiores e ainda erupcionam os primeiros molares permanentes sem que haja troca!! Ai esta o perigo!! Eles nascem escondidos lá atrás e ainda demoram bastante para entrar na linha da oclusão (mordida) onde se tornam mais visíveis e assim com mais acesso a escovação. Toda essa situação é um prato cheio para a bactéria da carie fazer a festa!! Uma dica interessante para usar nessa fase é a escova unitufo, especial para escovação dos molares!
Após todas essas novidades entramos em um período de dentição mista, onde há dentes decíduos e dentes permanentes juntos sem que haja mais trocas.
A segunda fase só ocorre por volta dos 10 aos 12 anos de idade, onde esfoliam (trocam) os dentes molares e caninos de leite e nascem lá atrás os segundos molares permanentes, que não são os dentes sisos. Assim a dentição permanente se torna completa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s