Desenvolvendo a linguagem do seu filho [Colunista – Fonoaudióloga]

Por Tatiane Maciel
As crianças aprendem a falar escutando, explorando e respondendo aos sons do mundo ao seu redor. Hoje vou falar sobre algumas maneiras de melhorar e motivar o desenvolvimento linguístico do seu filho.
* Fale com o bebê durante o dia. Encontre qualquer desculpa para falar. Descreva, explique e elabore as coisas que vocês dois estão fazendo. Pesquisas mostraram que a qualidade e quantidade das suas interações verbais contribuem diretamente para a velocidade na qual seu bebê aprende sua linguagem.

* Explore os ritmos da linguagem. Encoraje o conhecimento do seu bebê sobre cadências e padrões rítmicos da fala, usando rimas, cantando canções e músicas de ninar.
* Leia para o seu bebê. Exponha-o desde cedo a uma variedade de livros de alta qualidade, e estabeleça um ritual e rotina para ler alto para ele todos os dias.
* Desde o nascimento, os bebês adoram que falem com ele, e eles gostam ainda mais se você olha diretamente para ele enquanto fala. Estudos mostram uma forte conexão entre o número de “conversações” que um bebê tem com seus pais e o desenvolvimento intelectual.

Abaixo segue uma tabela feita pelos conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia com o desenvolvimento da linguagem da criança, o que é esperado para cada fase, é importante nos atentarmos na linguagem dos nossos filhos, caso tenha alguma dúvida leve a criança ao fonoaudiólogo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s