Projeto Tamar – Base Florianópolis [Nós indicamos]

VOCÊ SABIA? O lixo no mar pode ser pode ser engolido por engano pelas tartarugas marinhas, podendo causar sua morte.


Um passeio que já constava na nossa lista de indicações, mas que nunca havíamos ido: o Projeto Tamar, na Barra da Lagoa. Quem mora em cidade turística sabe, muitas vezes os turistas conhecem lugares, que os moradores da cidade nunca foram! E num sábado de Sol, resolvi ir conhecer um desses lugares. 


Pra quem não sabe o que é o projeto:
Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto Tamar instalou, em 2005, a sua base na região, o Tamar Floripa, na praia da Barra da Lagoa, distante 25 km do centro de Florianópolis, na costa leste da ilha. O Centro de Visitantes, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infra-estrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de video e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. 
A Base fica na praia da Barra da Lagoa, na Ilha de Santa Catarina, parte da capital Florianópolis (para quem não sabe, Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, possui uma parte continental e outra insular). Para quem está no centro da cidade (na ilha), fica aproximadamente a 25km. Passando a Lagoa da Conceição, seguindo para a Barrada Lagoa, existem várias placas sinalizando o local. Super fácil de achar!

Placas no caminho indicam: estamos chegando! E para nos recepcionar uma bebê tartaruga! 


Possui um estacionamento pequeno, mas gratuito, bem em frente a entrada. O valor das entradas é de R$10, sendo que estudante pagam meia entrada, crianças até 1,20m(?) não pagam. Grupos possuem valores diferenciados e devem marcar com antecedência.

Chegamos propositalmente às 15h, pois às15:30h, as tartarugas são alimentadas e as crianças adoram esse momento. Nesse momento, os monitores explicam que elas são alimentadas de peixe exclusivamente e os tipos de peixes que estão dando. Explicaram também como sabem se é uma tartaruga fêmea ou macho, que só conseguem definir o sexo delas perto dos 12 anos de idade, pois é nessa idade que as diferenças aparecem: o rabo dos machos é mais longo, assim como as unhas.
O espaço não é muito grande, mas possui alguns diferentes ambientes como a sala de vídeo, que fica passando um vídeo explicativo sobre o projeto. Um ambiente em que quando vão grupos, como os escolares, eles explicam sobre o perigo do lixo nos mares. Várias tartarugas (estátuas) espalhadas, explicando a espécie e detalhes de casa uma delas. 
Existem alguns tanques espalhados pela base, onde ficam as tartarugas, algumas delas muito grandes! Fiquei impressionada com o tamanho. Muito legal ver a criança vendo o animal pessoalmente, coisa que só tinha visto em desenho e fazendo a comparação! 

Cecília me mostrando as tartarugas, depois no espaço kids, e como ela disse, dando a “mão” para a amiga!


Existe um espaço kids, onde tem folhas de papel branco em formatos como tartaruga, peixe, estrela… para as crianças escrever ou desenhar, e depois podem ser colocados em um varal no próprio local.

O local possui banheiro com trocador, um banheiro bem simples, mas muito limpo. Não possui nenhum tipo de quiosque ou bar, que venda alimentos ou bebidas, mas possui um bebedor público. A saída da base é pela lojinha do projeto, e a renda é toda da instituição.

Indicação do banheiro com fraldário (o//), uma das placas fofas e um dos tanques!


Adoramos o passeio, e acredito que para a Cecília foi ainda mais legal. Para quem mora e nunca foi, vale tirar uma tarde e passear com as crianças. Para quem vem de fora, vale a pena colocar junto com o passeio quando forem conhecer as praias do leste da Ilha, pois fica ao lado da Praia Mole e Joaquina! Vale salientar que quem vem em grupo, é legal marcar pois a visita será acompanhada por um monitor, que explicará os detalhes do projeto e acaba sendo mais educativo! 

Esse é um painel que existe para batermos foto! Parece que estamos na praia! Lindo!


Espero que gostem! Beijos Patty

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefax: (48)3236-2015
E-mail: tamarflorianopolis@tamar.org.br

Horário de funcionamento: das 9h30 às 17h30 até 20/12/2013.
De 20/12/2013 a 09/03/2014, aberto das 10h às 19h.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s