Cupcake: quem resiste? [Dia de festa]

Não é de hoje que os cupcakes vem fazendo sucesso nas festas, principalmente nas infantis. Na festinha da escola da Cecília, é o segundo ano que não levo bolo grande, somente cupcakes. Acho mais prático para comer, principalmente para os pequenos. 

Outra coisa que me atrai é a praticidade. Acho fácil de fazer, assam rápido e é mais fácil para confeitar e rechear… minha opnião… meu bolos grandes recheados sempre ficam com um lado maior que o outro, na hora que confeitar, um horror. kkkk

Para a festa desse ano que mostrei aqui, fiz dois sabores de cupcake chocolate com recheio de nutella e cobertura de doce de leite e mini tortinha de limão com recheio de docinho de limão e cobertura de merengue italiano. Acho legal fazer dois sabores, uma masse de chocolate e uma branca. Ano passado fiz de Paçoca com doce de leite, chocolate com morango e chocolate com doce de leite e gotas de chocolate…
Vou passar todas as receitas e garanto que todas ficam muito boas, claro que provei todas! Ah sempre faço antes para provar se vai ficar boa, a massa, o recheio… 
Vamos lá:
Massa básica de chocolate – Nega maluca (eu uso sempre a mesma que postei aqui na receita do popcake):
2 xic. de farinha de trigo (se quiser pode usar 1 de trigo integral e 1 de branco)
2 ovos
1 xíc. de açúcar (pode ser demerara)
1 xíc. de chocolate em pó (pode ser achocolatado, não vai ficar tão pretinho)
1 xíc. de leite fervendo
3/4 xíc. de óleo 
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer(seguir direitinho hein!)
Bata os ovos inteiros com os açúcar por 5 minutos na batedeira. Junte o óleo e o chocolate em pó e bata por mais 3 minutos, acrescente a farinha e o fermento e bata levemente. Despeje o leite aos poucos e misture com delicadeza. Despeje a massa nas forminhas (metade da forminha) e coloque para assar a 200º, aproximadamente 20 minutos. a massa fica bemmm mole. Uso uma concha para encher as forminhas. Rende aproximadamente 15 cupcakes.
Essa massa é a base dos cupcakes de chocolate, mudam os recheios e coberturas. Os de chocolate desse ano comprei Nutella 1 vidro grande recheei aproximadamente 45 cupcakes e a cobertura foi de doce de leite que também comprei pronto da marca Tirol, que é a que mais gosto. Fiz a voltinha básica, nesse link explica bem 😉 . No ano passado fiz com recheio de brigadeiro, mesma receita que passei no popcake, cobri com doce de leite e gotas de chocolate, outro com recheio de ganache de chocolate morango picado, cobertura também de ganache e um morango para enfeitar. Depois descobri que os de morango soltam água… não pode tirar o cabinho do morango, foi o que disseram, ok, de morango nunca mais! E ainda fiz o de paçoca que é maravilhoso! 😀


Massa básica branca (uso essa massa para muitas receitas): 
3 ovos
2 xícaras de açúcar (pode ser demerara)
250g de manteiga/margarina
1/2 copo de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Bata os ovos com o açúcar por 3 minutos, adicione a manteiga intercalando com o leite aos poucos, bata bem por mais 3 minutos. Coloque o trigo aos poucos e o fermento e misture bem. Vai ficar uma massa fofa, mais durinha. 

Para o cupcake de paçoca acrescente 1 xícara e amendoim torrado e moído no liquidificador, ou se preferir 5 paçocas esmigalhadas. Eu prefiro o amendoim. Essa massa também fica ótima com banana amassada (3 bananas amassadas com canela hummm).
Recheei com doce de leite e paçoca e cobertura idem, ficou muitooo bom! 😀

Cupcake tortinha de limão
Massa básica branca, acrescente raspas de limão e 4 gotas de essência de baunilha.
Recheio docinho de limão, que nada mais é que a massa de brigadeiro branco (a mesma do brigadeiro sem o chocolate) depois de dar o ponto, desliga e acrescente  suco de limão, aproximadamente 1/2 xícara, é bom provar e ver seu gosto, eu gosto mais azedinho.

Cobertura de merengue italiano
200g de açúcar branco refinado
100ml de água
2 claras
Ponha o açúcar e a água em uma panela e ligue o fogo e deixe ferver. Enquanto isso, ligue a batedeira para bater as claras em neve até picos firmes. Deve demorar o mesmo tempo que para ferver a calda. Quando a calda estiver com borbulhas altas e começando a mudar de cor – de incolor para amarelado – desligue o fogo. Espere as bolhas abaixarem, ligue a batedeira novamente em velocidade máxima e derrame a calda em fio vagarosamente na tigela da batedeira. Quando terminar, deixe a batedeira ligada até que a vasilha esteja morna, quase fria. Parece que não vai dar certo, mas acredite, dá certo! Depois de decorar os cupcakes, como eu não tenho maçarico, e para dar aquela tostadinha, aqueci o forno no máximo, liguei o dourador e coloquei os cupcakes por aproximadamente 15 segundo no forno, mas fique de olho pois doura bemmmm rápido!

Acho que é isso! Ufa! Bem depois que vocês fizerem em casa, venham me contar se deu certo, ok? E qualquer dúvida é só perguntar. Beijos Patty





Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s