Parto Prematuro, e Agora? [Colunista – Doula]


Para diagnostico de parto prematuro é o que ocorre em gestação maior que 22 semanas e menor que 37 semanas na presença de contrações e dilatação do colo. No curso da gravidez o parto prematuro continua sendo um desafio para o obstetra em decorrência das condutas frente a um parto prematuro. Sabe-se que a prematuridade ocorre em média de 10% dos nascimentos.

Cada vez mais estudos tentam delinear os limites para predição de um parto prematuro. O colo curto≤25mm medido em 23 e 24 semanas de gestação e fibronectina fetal positiva foram indicadores de melhor poder preditivo De acordo com a OMS parto prematuro é aquele que ocorre antes da 37 semanas de gestação e mais de 22 semanas. 
Dos partos prematuros 1/3 são por rotura prematura das membranas pré termo, 25% decorrente de infecções e 45% de causa ignorada.
Causas mais comuns: 
– Gestações com mais de um feto;
– Infecções; 
– Hipertensão;
– Uso de drogas;
– etc. 
Sintomas: 
– Contrações;
– Perda de líquido pela vagina; 
– Cólica com dor lombar;
E se o bebê nascer? 
O número de partos prematuros vem aumentando nos últimos anos, e a sobrevida desses pequenos bebês, cada vez mais prematuros, vem crescendo com os avanços da medicina. Pais de bebês prematuros devem se concentrar em fazer um acompanhamento rigoroso junto aos médicos, em conhecer todas as possibilidades de tratamentos preventivos e de passar para o seu filho carinho e tranqüilidade. 
Na dúvida eu sempre aconselho que ligue para o médico ou vá em um pronto socorro dar uma olhada, é melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta!
Cris De Melo 
Téc Enfermagem
& doula!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s