Lanches [Colunista – Nutricionista]


Lanches: aproxime-se sempre do natural

A primeira coisa que eu quero é convidar você a imaginar o que você gostaria de ver seu filho comendo, seja na escola, em casa ou em qualquer lugar. Pensou? Então vamos lá.

Quando paramos para imaginar ou sonhar com algo, é sempre tão perfeito, quase inatingível, não? Os pais (e futuros pais) costumam idealizar seus filhos comendo salada (o tradicional brócolis) ou muitas frutas. E aí pergunto: por quê? Será que é realmente inatingível, ou porque estamos acostumados (ou no caminho) a, nem sequer, ver o alimento em si?

Vale lembrar que os alimentos não nascem dentro de uma embalagem (a não ser sua própria casca) e que devemos, sim, tentar reencontrá-los nos supermercados. E, falando bem sério, isso é questão básica de saúde.

Bem, isso foi só uma introdução para o assunto principal do post, que é sobre lanches saudáveis para o seu filho. A minha principal dica é, que seja o mais natural possível, exatamente como nos seus pensamentos do primeiro parágrafo.

Frutas todos os dias: indispensável. Varie os tipos, mande 1, 2, 3 ou uma salada de frutas in natura. Alterne também com frutas secas, que são ótimas fontes de ferro e passam bem despercebidas na vida das crianças.

Sucos: pense na variedade de sabores que você pode fazer. São muitos tipos, mas aqui tem um parêntese: não mande todos os dias, incentive o consumo de água sempre. Você pode enviar de vez em quando água de coco também.

Pães: sanduichinhos, com recheios variados, de pães integrais ou outros tipos que tem no mercado, que são bem caseiros.

Biscoitos/bolos: por favor, muita calma nessa hora. Prefiro que você faça em casa e alterne com outras comidinhas. Não é necessário mandar todos os dias. Lembre que nosso objetivo é desenvolver o paladar do seu filho livre de vícios, principalmente de açúcar.

Queijos e iogurtes: iogurte natural, sempre. Pra dar algum sabor, sempre com frutas naturais. É legal também enviar cubinhos de queijo que seu filho goste.

E para os dias de correria ou necessidade de maior praticidade, já temos algumas opções no mercado de produtos saudáveis e naturais, como biscoitos, barrinhas de frutas e cereais sem qualquer tipo de aditivo químico e ingredientes de qualidade. Só é preciso estar SEMPRE de olho no rótulo. 

Diante de qualquer ingrediente desconhecido ou com nome estranho, repense a compra.

Ana Rubik – Nutricionista Infantil CRN10 – 2781


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