Vegetais [Colunista – Nutricionista]

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Para começar, dê vegetais cozidos, macios, cortados em tamanhos que facilitem o bebê segurar, e o encoraje a morder pequenos pedaços. (O melhor é cozinhar no vapor, que preserva a vitamina C dos alimentos). Gradativamente, cozinhe os vegetais por menos tempo para que o seu bebê se acostume a mastigar com mais força. Assim que ele tiver a coordenação melhor, vai adorar mastigar pequenos vegetais como milho e ervilha.
Quando ele estiver totalmente apto a mastigar e se alimentar sozinho, você pode incluir vegetais crus. Sticks de cenoura e pepino são super calmantes para as gengivas. Pedaços grandes de vegetais crus são mais seguros pois o bebê vai morder somente o que ele é capaz de mastigar.
Uma vez que o bebê mastiga bem, tente dar milho cozido na espiga. Os bebês adoram segurar e mastigá-lo.
Vegetais também são muito bons quando misturados em um molho ou em um purê.
Dica: mantenha congelados estoques de purês de vários tipos de vegetais, em forminhas de gelo mesmo. Faça dos favoritos como abóbora, batata-doce, cenoura, ervilha e até mesmo dos que seu bebê não esteja tão habituado a comer, como abobrinha, espinafre ou brócolis. Descongele a quantidade desejada e adicione à comidinha.

  • misture ao molho do macarrãozinho (letrinhas, macarrõezinhos pequenos)
  • misture num purê de batata.
Por Ana Rubik, Nutricionista – CRN10 2781
http://www.anarubikparabebes.com.br
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