João e o Pé de Feijão – Turma do Papum [Teatro]

Você já assistiu a algum espetáculo da Turma do Papum? Nós já fomos a Alice no País das Maravilhas (que também usa o efeito de luz) e temos o DVD e a Cecília ADORA!! Vale ressaltar que é da nossa região e isso deve ser valorizado! Tem apresentação nesse final de semana na Continente Park Shopping e a apresentação de João e o Pé de Feijão, domingo no teatro Pedro Ivo. Prestigiem! 
João e o Pé de Feijão
APRESENTAÇÃO
 
“João e o Pé de Feijão” estreou em 1996, fruto do aperfeiçoamento da técnica do teatro de luz negra, que Sérgio Tastaldi já testava desde 1989, tendo sido o primeiro teatreiro no Brasil a montar um espetáculo de bonecos todo sob os efeitos dessa luz, com “O mundo mágico do Professor Papum” (São Paulo, SP, 1994).

Desde sua estreia, “João e o Pé de Feijão” passou ainda por muitos aprimoramentos e ganhou novas versões.

Foi apresentado em festivais de teatro de Cariri e Fortaleza (CE), Canela (RS), Vitória (ES), Londrina (PR), Criciúma, Blumenau, Lages, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, Joinville e Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Caraguatatuba (SP).
Circulou pelo interior de Santa Catarina, pelo Baú de Histórias do SESC-SC.
Circulou pelo interior do Estado de São Paulo, pelo SESI-SP.
Foi apresentado em escolas e fez temporadas nos teatros de Florianópolis (SC), no Teatro Brigadeiro e no Teatro Folha, em São Paulo (capital), no Teatro Amil, em Campinas (SP), no Teatro do Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP).
 
 
SINOPSE
 
Depois que roubaram a Harpa da Alegria, que vivia no Vale Feliz, tudo entristeceu por lá. O menino João vai, então, vender sua vaquinha para comprar comida para a sua família. Mas acaba trocando-a por 3 feijões mágicos, que germinam e crescem até as nuvens. Subindo pelo pé-de-feijão, João, corajosamente, consegue resgatar a Harpa e ainda libertar a Galinha dos Ovos de Ouro, trazendo de volta a alegria ao Vale Feliz.
É um espetáculo delicado e musical que resgata valores de dignidade, coragem e amor familiar.
 
 
RELEASE
 
Teatro de bonecos que tem encantado a crianças e adultos não só pela emoção da história que narra, como pelas músicas e pela técnica absolutamente original. Todo apresentado sob luz ultravioleta, produz um efeito mágico onde os manipuladores não são vistos e os bonecos adquirem vida própria.
João, diante da pobreza da sua família, é obrigado a vender sua vaquinha para comprar comida. Acaba por trocá-la por feijões mágicos que germinam num pé de feijão que vai até as nuvens. Subindo por ele, João resgata a felicidade roubada ao Vale Feliz, onde vive.
Divertido e musical, é adequado a crianças e adultos de todas as idades.
 
 
CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO
 
Na sua dramaturgia, o espetáculo se apoia na delicadeza para passar conceitos de dignidade, coragem e justiça. Para isso, estudamos diferentes versões da clássica história, optando por dar ao protagonista uma personalidade ingênua, ao mesmo tempo ousada, que se espelhasse na criança. Logo, o público infantil se identifica com o herói da trama em seus momentos de alegria, tristeza, medo, entusiasmo e coragem.
Optou-se pela adoção de uma técnica inusitada do teatro de bonecos, onde a luz ultravioleta produz efeitos emocionantes e mesmo intrigantes, na qual os manipuladores, vestidos de negro, contra fundo também escuro, não são vistos, fazendo brilharem os bonecos, num efeito mágico.
Essa magia é ainda reforçada por efeitos visuais que normalmente são utilizados em desenhos animados.
Os cenários, assim como os bonecos e adereços, são confeccionados com materiais ou coloridos com cores que refletem na luz negra.
Músicas foram compostas especialmente para estimular a emoção em cada cena.
Para ampliar as possibilidades de espaço para montagem, o espetáculo acontece dentro de uma caixa cênica de 3,00 X 3,00 m, podendo ser montada tanto em palco italiano quanto em qualquer espaço com dimensões adequadas, desde que escuro o suficiente para que a luz negra não perca seu efeito.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
Concepção e Texto
Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Músicas
Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Direção e bonecos
Sérgio Tastaldi
Técnica
Bonecos sob luz ultravioleta (luz negra)
Categoria
Infantil a partir de 3 anos
Duração
45 minutos
Necessidades técnicas
Local escuro
Palco com dimensões mínimas de 3,00X3,00X3,00m
1 ponto de energia elétrica 220 V
Equipamentos de som com CD player.
Iluminação: as lâmpadas de luz negra são de responsabilidade da nossa produção
Tempo de montagem e desmontagem
1 hora
Quantidade de caixas, cases, pacotes, cubagem, o que possuem
– 2 cases 65X75X40 cm cada / 30kg cada – contém bonecos e cenários
– 1 bolsa 150 X 30 X 30cm / 25kg – contém estrutura cenográfica
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s