O DESENVILVIMENTO DA PERSONALIDADE NO PERÍODO GESTACIONAL [Colunista – Psicóloga]

Amanda Dams

Na gestação, há duas pessoas que se expandem e crescem: a mãe e o bebê. As modificações físicas e emocionais na mãe afetam diretamente o desenvolvimento da personalidade do bebê, pois, a principal fonte de mensagens intra-uterina para a criança é a mãe.

Pesquisas demonstram que o feto é capaz de sentir frio e calor, de ouvir a voz da mãe, de reconhecer diferentes gostos, sonhar, chorar, sorrir, entender, tocar, gostar e mesmo em nível “primitivo”, aprender no útero antes de nascer. É capaz de ter sentimentos como medo, tristeza, raiva e alegria.

Os pensamentos e os sentimentos da mãe constituem o material a partir do qual o bebê inicia a formação de sua personalidade. As emoções transmitidas pela mãe podem trazer alterações para o bebê após sua vida intra-uterina, essa interação começa a modelar o seu jeito de ser e de reagir, assim como suas expectativas.
O processo neuro-hormonal é o fator responsável pela comunicaçao mãe-bebê no plano emocional. As emoções começam a ser sentidas pelo feto a partir do segundo mês de gestação e é através do cordão umbilical que essas mensagens chegam até o bebê, as alterações hormonais ultrapassam a barreira placentária e ocasionam mudanças no equilíbrio psicofisiológico da criança.
Todavia, é facil entender que o “eu” do bebê ainda não está diferenciado do “eu” da mãe e consequentemente as alterações emocionais sofridas pela mãe serão diretamente sentidas pelo bebê.
O amor do pai, nesse período, é tão complexo e indispensável ao bebê quanto o da mãe. Quando o pai acaricia a barriga da mãe, é como se estivesse repassando para o bebê seu carinho e amor, e para a formação da personalidade do bebê, isto é essencial.
Ressalta-se assim a importância do acompanhamento psicológico no periodo gestacional, no parto e no puerpério buscando compreender os afetos co-existentes, minimizar a instabilidade emocional e proporcionar a interação mútua e saudável da tríade (pai, mãe e filho).

Verlane Puel

Psicóloga CRP 12/00493

Mariana Effting de Sousa

Psicóloga CRP 12/12595

Sugestão de leituras:

A Vida Secreta da Criança Antes de Nascer – Dr. Thomas Verny

Energia Vital pela Bioenergética Suave – Eva Reich

Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério – Maria Tereza P. Maldonado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s