"Como se faz papel?" Conhecendo o trabalho dos pais – [Papo de Mãe]

por Adriana Garcia 
O pai de Sofia trabalha especificamente com papéis gráficos os quais possuem tamanhos e formatos para impressões em máquinas gráficas e trabalha também com papéis menores nos tamanhos A4 para papelarias e gráficas expressas. Então em nosso planejamento de férias perguntei para Sofia se ela gostaria de saber o processo de fabricação do produto que seu pai trabalha. Sofia gostou muito da idéia e perguntou se era possível irmos para China! Pensamento rápido o dela, mas claro que não iríamos para a China! Vontade tínhamos, mas dinheiro não, mas isso não era empecilho para mostra-la como um papel é produzido. Falei para ela que na realidade já na antiguidade, o povo egípcio criou uma forma de utilizar o papiro (que é uma forma de papel bem fininho), misturando junco com água e amassando bem até formar um tipo de pergaminho, bem parecido com um tecido. Porém o papel da forma como todos conhecem hoje, esse teve origem na China. Lembrei que aqui no interior de Santa Catarina temos uma fábrica de papel, então era para lá que iríamos. 

Malas prontas, Sofia empolgada, um dia lindíssimo de sol e frio e muita estrada pela frente. No caminho meu esposo foi explicando melhor todo o processo de fabricação até o momento em que o papel chega à nossa empresa e é distribuído para os nossos clientes. Contou que a árvore é cortada e transportada para a fábrica, nesse momento Sofia arregalou os olhos e questionou o meio ambiente! Como assim cortar árvores? Explicamos que estas árvores são plantadas especificamente para este fim e que na área o plantio de novas árvores são realizadas, sendo assim a matéria prima é obtida de forma ecologicamente correta.

Chegando à fábrica estas árvores passam por vários processos onde são retiradas as cascas, as folhas, depois são picadas, colocadas em caldeiras com temperatura bem altas ao ponto de desmanchar toda a madeira. Deste processo e mais algumas adições de produtos químicos, é obtido uma polpa branca, que após processo de secagem e prensa se atinge a espessura que se deseja de um papel, onde ele possui gramaturas diferentes para cada finalidade. 

Sofia fazia mil perguntas e parecia bem interessada e empolgada, o passeio foi muito interessante e ela pode então conhecer um pouco mais desse fascinante processo de produção, logística e comercialização do produto que se pai trabalha. Esta aí um item bacana para você incluir na programação de suas próximas férias com seu pequeno: apresentar a ele um pouco mais do trabalho da mamãe ou do papai! Fica a dica: Sofia adorou!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s