Avós, uma presença especial [Papo de Mãe]

Por Adriana Garcia 

Semana passada de acordo com o calendário moderno, era dia dos avós. Calendário moderno? Sim. Pois de acordo com as regras da vida e não dos calendários, todos os dias deveriam ser dia das mães, dos avós, dos pais, e assim por diante.

Todas as pessoas que se dedicam com carinho ao que fazem, naturalmente deveriam ser lembradas todos os dias e não apenas um dia entre os tantos 365 que totalizam nosso calendário anual.

Mas voltando ao assunto inicial, uma menininha linda, carinhosa e muito atenciosa com sua avó, me chamou atenção justamente no dia em que se comemora o dia dos avós (pelo calendário).

A menininha se chama Isadora, e sua avó se chama Tânia. E o que me chamou atenção? Isadora estava aprendendo a fazer tricô. Cada volta da lã na agulha aumentava a sua empolgação de ver seu tricô aumentando de tamanho.

Lembrei-me das vezes em que minha vozinha fazia seus artesanatos e hoje a falta de visão e a idade avançada já não a permite mais realizar. Avós são assim, importantes na nossa criação e também de nossos filhos.

Alguns assumem o papel de amigos, outros de companheiros, outros vivem dando conselhos e outros tantos ainda assumem o papel de cuidadores de nossos pequenos. Isadora aprendendo esta arte com sua avó talvez não perceba as oportunidades valiosas que está tendo além da empolgação com a sua peça.

Nesse caso em especial, o tricô auxilia a criança em várias modalidades cognitivas, pois envolve: cores, texturas, matemática, funções motoras, persistência, resistência à frustração e a valorização cultural dos trabalhos realizados manualmente. Nós como pais, podemos observar e incentivar momentos legais como esses e outros tantos, pois além das crianças aprenderem coisas divertidas o melhor de tudo é a companhia insubstituível dos queridos avós. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s