Acompanhamento psicológico no período gestacional [Colunista – Psicóloga]

Amanda Dams
Dar a vida, gestar, tornar-se pais, educar…
É de fundamental importância que nesse período, os pais estejam conscientes da responsabilidade sobre o papel que estão prestes a desempenhar.
O que parece simples e tranquilo pode tornar-se complexo e confuso, pois é na gestação que inícia a formação da personalidade de uma criança, essa é a base que à sustentará e de onde tirará forças para enfrentar momentos de crises em sua vida.
A mulher grávida não é um ser passivo que apenas tem dentro de si um bebê em crescimento. Ao engravidar, uma nova dinâmica se estabelece, as transformações acontecem não só em seu organismo, em sua forma física, mas também em seu estado emocional. Pensamentos ambivalentes são frequentes nesse período. Sintomas como regressão, ansiedade, medo, insegurança passam a fazer parte da vivência do casal gestante, um mundo desconhecido está por vir.
Nessa fase mãe-bebê encontram-se em estado de fusão, e consequentemente o que é vivenciado pela mãe, estará refletido em seu bebê. As atitudes e os sentimentos da mãe no período gestacional podem deixar marcas definitivas na personalidade da criança.
Sabe-se que a mãe encontra-se vulnerável emocionalmente e que tão importante quanto é o acompanhamento médico, é também o acompanhamento psicológico. Pois é um espaço de escuta e de acolhimento, um lugar onde os pais poderão trabalhar e superar suas dúvidas, fantasias, projeções, diminuir o nível de ansiedade, enfim, prevenir situações que posssam prejudicar a formação da personalidade deste novo ser em desenvolvimento.
Muitas vezes uma personalidade neurótica ou até mesmo psicótica pode ser evitada, se na fase gestacional mãe e pai estiverem conscientes de sua influencia sobre a vida psíquica dessa criança. Pais psicologicamente saudáveis e harmônicos consigo mesmos e com seu ambiente relacional, terão filhos psicologicamente saudáveis.
Verlane Puel
Psicóloga, CRP 12/000493
Mariana Effting de Sousa
Psicóloga, CRP 12/12595
Sugestões de leituras:
Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério – Raquel Soifer
O Livro da Criança – Osho
Meditações para Gestantes – Fadynha
Anahata Instituto de Desenvolvimento Humano – CRP 12/000023PJ
Avenida Elza Luchi, 143       
Palhoça – SC                                               

Fone: (48) 3242-1179
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s