Tornar-se pais [Colunista – Psicóloga]

A gravidez é um momento marcante na vida do casal, o início da formação familiar, a chegada do primeiro filho, momentos de grandes transformações, os parceiros devem assumir novas responsabilidades: de pais, de educadores, de provedores da família em formação e certamente de modelo, a matriz para o desenvolvimento da personalidade deste ser que está emergindo.
Todo esse processo gera uma alteração na dinâmica individual e da relação conjugal. A atenção que antes era integral passa a ser dividida. Os novos padrões de interação, tanto da mulher quanto do homem, estarão voltados para a sua função parental. Fato que parece simples, mas que se não houver um bom entendimento e maturidade entre os cônjuges pode levar a desestabilização da estrutura relacional e o casal se distanciar.
Cada um dos cônjuges traz a representação mental do papel de pais de sua família de origem, isso pode ocasionar um nível mais elevado de stressdevido às divergências de posicionamento quanto à educação e os cuidados com o bebê.
Se os casais estiverem preparados para enfrentar esses acontecimentos, essas mudanças, o que poderia prejudicar a dinâmica conjugal, torna-se um fator de fortalecimento dos vínculos, uma vez que o filho paradoxalmente simboliza a união dos parceiros.
É importante que os futuros pais estejam cientes de que seus bebês são grandes observadores e respondem ativamente aos padrões relacionais dos pais, portanto, o autoconhecimento e o conhecimento sobre o desenvolvimento da personalidade da criança favorece a construção de um núcleo familiar saudável e equilibrado.
O acompanhamento psicológico nesse período facilita a reflexão sobre as transições dos papéis a serem desempenhados, as responsabilidades a serem assumidas e principalmente o fortalecimento do vínculo entre o casal e entre pais e filhos.
Verlane Puel
Psicóloga – CRP 12/000493
Mariana Effting de Sousa
Psicóloga – CRP 12/12595
Sugestões de leituras:
Pais & Filhos: uma relação delicada – Solange Maria Rosset
O projeto Atman: uma visão transpessoal do desenvolvimento humano – Ken Wilber
Anahata Instituto de Desenvolvimento Humano – CRP 12/000023PJ
Avenida Elza Luchi, 143
Palhoça – SC

Fone: (48) 3242-1179
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s