Ser para poder passar [Colunista – Psicóloga]

Os pais tem um desejo em comum: que o filho (a) seja feliz! Como fazer que esse desejo se transforme em realidade? É preciso que os pais busquem e encontrem o seu próprio bem, a sua felicidade. As emoções dos pais passam para os filhos através das palavras, dos comportamentos, pela energia e pelo clima psicológico que cerca a criança.
Os pais são os primeiros espelhos para os filhos. Seu filho aprenderá a lidar com suas emoções, seus conflitos, suas conquistas através da forma que você lida com as suas. Aprender a domar seus impulsos e sentimentos é importante para que seus filhos também aprendam.
A autoestima dos filhos está diretamente ligada à autoestima dos pais. Crianças valorizam a si mesmas, na medida em que foram valorizadas. Quanto mais os pais enxergam suas dificuldades, mas podem identificá-las e trabalhá-las em si mesmos e em seus filhos.
Auxiliar os pais a lidarem com suas inseguranças, responsabilidades, emoções e com a emoção de seus filhos, é essencial para promover um clima harmonioso, que propicie o desenvolvimento das potencialidades de ambos. Pais que compreendem esse ciclo descobrem maneiras de auxiliar seu filho a crescer e se desenvolver de maneira sadia.
Indicação de leitura:
Autoestima do seu filho – Dorothy C. Briggs
Mariana Effting de Sousa
Psicóloga – CRP 12/12595
Flavia Lisboa Ramos
Psicóloga – CRP 12/12594

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s