"Food Revolution Day": um dia dedicado à alimentação saudável [Comida de Verdade]

Estamos vivendo um período histórico onde não temos tempo! Falta tempo para sairmos com velhos amigos, ir ao cinema, levar nossos filhos para passear, preparar uma refeição para a família. Conforme vamos envelhecendo, vamos aumentando a nossa carga de trabalho e responsabilidades e, infelizmente, devido a isso precisamos deixar de lado pequenas coisas do dia a dia que consideramos não tão importantes.
A primeira coisa que abrimos mão é da nossa alimentação, devido a falta de tempo acabamos consumindo QUALQUER alimento, sem nos preocuparmos com a qualidade nutricional e muito menos com as relações que desenvolvemos com as pessoas quando estamos fazendo uma refeição.
Atualmente, quando comemos, ao invés de estabelecer relações, estamos preocupados em consumir energia, comemos para aumentar nosso rendimento. Esquecemos que o ato de comer vai muito além disso. Qual foi a ultima vez que você sentou em uma mesa para fazer uma refeição sem pressa? Qual foi a ultima vez que você chegou em casa e resolveu preparar uma refeição para a sua família?

Vá até a sua cozinha, abra a geladeira e observe o que tem nela.

Se você ter apenas queijo, embutidos (presunto, mortadela, salame), molhos prontos, margarina… você precisa rever sua alimentação.

Precisamos dar um break na nossa rotina, tirar cerca de uma hora por dia para prepararmos uma refeição para a família. Quais os alimentos preferidos do seu filho? Possivelmente você deve estar pensando: lasanha, hamburger e pizza.

Reflita. Será que esse tipo de alimento consegue suprir a necessidade diária de nutrientes que seu filho precisa? Tenho certeza que não. Precisamos de minerais e vitaminas para que nosso corpo possa funcionar (desde a sinapse nervosa- transmissão de impulsos nervosos que tem como função gerar movimentos, liberar hormonios entre muitas outras coisas- até o ciclo de krebs- responsável pela oxidação da glicose, que gera energia para o nosso corpo). Esses nutrientes, necessários para um bom desenvolvimento, não são encontrados em grandes quantidades em alimentos fast foods, seu filho só vai consumir a quantidade diária de necessária se ele consumir comida de verdade. ele só vai consumir a quantidade de ferro necessária se comer carne, feijão e folhas verdes escura, ele só vai consumir uma grande quantidade de vitamina C se consumir laranja, acerola, tomate. Para que seu filho cresça saudável é necessário que ele se alimente com comida de verdade.
Agora você deve estar se perguntando: mas como incentivar meu filho a comer legumes, verduras e frutas? Como trocar o fast food diário por uma refeição com comida de verdade?

É ai que entra Jamie Oliver, um chef britânico que acredita na mudança. Você acredita que a educação alimentar pode transformar o mundo e o futuro das próximas gerações? O chef Jamie Oliver acredita e, por isso, promove no dia 15 de maio mais um ‘Food Revolution Day’, uma iniciativa global para promover a inclusão da educação alimentar obrigatória nos currículos escolares de todos os países que compõem o grupo G20.
Em um momento no qual a obesidade infantil configura uma epidemia mundial – 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso ou obesas -, Jamie acredita que através da educação nutricional lúdica e engajada é possível oferecer às crianças ao redor do mundo as ferramentas para terem uma vida mais saudável e feliz. Ensiná-las a criar e cozinhar comida nutritiva e fresca na escola é reforçar o direito que todas têm de conhecer as origens dos alimentos que afetam o seu corpo.

Existem várias maneiras de participar da campanha #FoodRevolutionDay. Além de assinar e compartilhar o abaixo-assinado (assine aqui!) pela inclusão da educação alimentar obrigatória no currículo escolar, você também pode organizar um evento em casa ou no trabalho e estimular a participação de uma escola local na aula de culinária que Jamie Oliver vai dar no dia 15 de maio. Somente em 2014, o movimento conseguiu estimular a realização de mais de 10 mil eventos em 121 países, inspirando pais e filhos a cozinharem juntos!


Quem é Jamie Oliver?
Conhecido por utilizar alimentos naturais e orgânicos em suas preparações e por seu trabalho recente em mudar hábitos alimentares nas escolas britânicas, James Trevor Oliver nasceu em 27 de maio de 1975 em uma vila chamada Clavering, ao noroeste de Essex na Inglaterra. Clavering fica a 15 quilometros de Londres e seu nome quer dizer “local onde crescem trevos”.
James Trevor Oliver ou como é mais conhecido Jamie Oliver, se interessou desde cedo pelo mundo da alimentação e gastronomia, muito influenciado por seus pais – Trevor e Sally – que comandavam o restaurante The Cricketers em Essex. Aos 16 anos, Jamie terminou seus estudos no Westminster Catering College, em Londres.
Sua história com a televisão começou logo depois de participar de um documentário sobre café, aonde sua participação e desenvoltura chamou a atenção dos produtores da TV que prontamente o convidaram para ter seu próprio programa: o The Naked Chef.
O programa buscava descontruir as preparações e mostrar como qualquer pessoa pode fazer suas preparações como um verdadeiro chef em sua própria casa. O programa também virou um livro, e depois mais um, e hoje Jamie já tem um série de livros publicados.
Em 2010, Jamie Oliver inicia o seu primeiro desafio em um programa de televisão diário chamado “30 minute meal”, que vai ao ar todos os dias 5:30h da tarde. Como não poderia ser diferente, o programa gerou um livro no mesmo ano.

O livro bateu recorde de vendas e foi o livro que se tornou best-seller mais rápido de todos os tempos na Inglaterra, vendendo mais de um milhão de cópias até o natal do mesmo ano. O programa ganhou o prêmio “Best Food Show” por escolha da audiência, em 2011.

O que é o Food Revolution?
Sempre buscando encontrar novas maneiras de combater a obesidade e mudar os hábitos alimentares das pessoas, para que assim vivam mais e melhor, Jamie Oliver teve um premiado programa de tv o Jamie Oliver’s Food Revolution, rebatizado posteriormente como Jamie’s American Food Revolution.

Essa revolução alimentar começou a “fervilhar” dentro de Jamie que novamente rebatiza seu programa como Do something (Faça alguma coisa), e expande o foco para promover a alimentação saudável e melhoria da alimentação em escolas públicas.

O Food Revolution é um movimento que busca capacitar e inspirar todas as pessoas do mundo a selecionar melhor os seus alimentos – e o que estão comendo – , redescobrindo o prazer de cozinhar e reconectando pessoas  com os alimentos, para que entendam que uma vida mais longa e melhor, depende de novos hábitos.

Em fevereiro de 2010, Jamie foi convidado a falar do seu projeto no TED Talks e tudo o que acreditava em sua revolução alimentar para as pessoas.

Entre exemplos de vida e muita emoção que Jamie Oliver abriu seu coração para o mundo sobre suas razões para lutar por uma melhor formação das pessoas em relação a alimentação saudável. “Muito se fala em obesidade, mas não existe um programa de conscientização alimentar.” diz Jamie. Muitos amigos e fãs participaram no telão, dando seu depoimento e ajudando Jamie a contar sua história.

Sua história é emocionante, mas nada foi tão impactante como ver um carrinho de mão carregado de açúcar sendo despejado no chão e formando a montanha do que nós consumimos. Como ele mesmo ressaltou, é preciso conhecer, entender e respeitar a comida.

Assista o Jamie Oliver no TED Talks em fevereiro de 2010 falando sobre o movimento Food Revolution

Food Revolution Day no Brasil

No Brasil o Food Revolution Day, acontece nos dias 15,16 e 17 de maio com diversos eventos por todo o país.  As ações incluem também uma grande divulgação de toda a blogosfera que fala sobre alimentação saudável e assuntos relacionados.

O objetivo principal desse dia é levar o movimento de slow food para o máximo de pessoas possíveis, mostrando que é preciso cozinhar, compartilhar e vivenciar o seu alimento. Dentre as ações diversas, muitos workshops e cursos de gastronomia buscando capacitar pessoas no manuseio de alimentos e conscientizar a população da importância do conhecimento das propriedades do alimento e do que está se consumindo atualmente.

Sabemos que o dia-a-dia corrido das grandes metrópoles, aliado ao alto custo dos alimentos orgânicos e a praticidade do junk food, são os maiores problemas a serem enfrentados, mas com certeza o conhecimento pode abrir novas portas para que as pessoas entendam a real importância que uma boa alimentação tem no seu organismo.

“Meu desejo é criar um movimento sustentável para educar cada criança sobre comida, inspirar famílias a cozinhar novamente e empoderar pessoas em qualquer lugar para combater a obesidade.”

O movimento vai muito além desses 3 dias, e mais além do que somente no Brasil, Inglaterra ou Estados Unidos. O Food Revolution precisa ser contínuo e precisa muito que você ajude a educar, capacitar e faça parte dele.

Visite o site oficial da campanha e saiba como você também pode se envolver nessa iniciativa global!

Queremos com esse post que você compreenda a importância da alimentação, do comer corretamente e comida de verdade. Não estamos falando da dieta da moda nem de restrições alimentares, e sim sobre alimentação consciente. Você já pensou que o que você mais faz durante o dia é comer?
Que tal fazer uma comida para sua família hoje, ou tentar não comer nada industrializado?
Este post também abre uma nova coluna sobre o tema e receitas aqui no blog, esperam que vocês curtam.

Beijos Patty

Colaborou com o post

Tatiany Maria Bernardo
Diretora Presidente
Nutri Jr. – Consultoria Nutricional
Empresa Júnior de Consultoria em Nutrição/UFSC
(48) 3721-5123/ 9982-4388
Assessora de Desenvolvimento da FEJESC
Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s