Anarriê [Papo de Mãe]

Se me perguntassem o que significam as “Festas Juninas”, eu simplesmente diria que se trata de uma comemoração realizada na estação do inverno, onde se festeja uma “cultura da roça” com suas comidinhas e vestimentas típicas… só, nada além disso. Porém me chamou atenção uma matéria sobre esse assunto, essa matéria foi realizada pela Pedagoga Jussara de Barros (http://www.brasilescola.com), então a partir daí eu soube melhor o significado das tais “Festas Juninas”, assim repasso a vocês alguns trechos da matéria que achei bem legal.
Segundo a Pedagoga, essas festas vieram para o Brasil juntamente com a colonização portuguesa. Estas festas possuem símbolos, e estes símbolos traduzem as crendices e culturas. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?
A quadrilha: Junto com a colonização, os portugueses trouxeram essa dança para o Brasil e também os principais elementos que eram os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os termos “anarriê e avance” e os agradecimentos aos santos pelas boas safras de plantações.

A fogueira: Simboliza a proteçãodos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.

Os balões juninos: Indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos, porém devido ao perigo de incêndios não são mais usados.
Os fogos: Surgiram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, espantando os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho.
As bandeiras: Representam as bandeiras dos santos, levando purificaçãoa todo o local da festa.
As comidas típicas: Também são uma forma de agradecimentopela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, e outras mais. Aqui post do Dia de Festa especial Festa Junina! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s